Na tarde desta terça-feira, 17 de janeiro, dois jovens indígenas foram assassinados a tiros na BR 101, próximo ao povoado de Montinho, que fica localizado no município de Itabela, Extremo Sul da Bahia. Nauí Brito de Jesus tinha 16 anos e Samuel Cristiano do Amor Divino tinha 25. Ambos eram da etnia Pataxó, sendo um pertencente à aldeia Pataxó Boca da Mata e o outro à aldeia Pataxó Craveiro. Eles estavam atualmente na Fazenda Condessa, retomada autodemarcada pelo Povo Pataxó do Território Indígena Barra Velha.

Em nota pública, a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo sul da Bahia (FINPAT) informa que as lideranças indígenas já haviam comunicando às autoridades que estavam sob forte ataque de um grupo de pistoleiros fortemente armados, que atiravam contra as casas e temiam que em algum momento poderiam matar pessoas da comunidade.

Os povos indígenas há muito vem sofrendo para ter a garantia dos direitos aos seus territórios, assegurado na Constituição de 1988, o que na prática não tem sido efetivado, gerando diversos conflitos por todo o país. O povo Pataxó é um dos que têm enfrentado constantes ataques e ameaças, com o assassinato de inúmeros indígenas, como foi no ano passado com o jovem de 14 anos, Gustavo Conceição da Silva.

Mais uma vez, manifestamos nossa solidariedade aos familiares de Nauí e de Samuel e a todo o povo Pataxó, bem como repudiamos veementemente o aumento da perseguição e ataques violentos proferidos contra os indígenas em suas áreas de retomadas no Sul e Extremo Sul da Bahia. É imprescindível a demarcação dos territórios Indígenas do Sul e Extremo Sul da Bahia, assim como de todo Brasil, para que atrocidades como estas não continuem acontecendo. Sangue indígena, nenhuma gota a mais!

Ilhéus-BA, 20 de Janeiro de 2023

Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental  (GTPAUA/ADUSC/ANDES-SN)