Nesta quinta-feira (21) o Fórum das AD reuniu-se na Adusc para discutir as próximas iniciativas do movimento docente. As Associações Docentes (ADs) fizeram uma avaliação sobre as reuniões de mesa de negociação já ocorridas. O principal encaminhamento do espaço foi a construção de uma campanha de mídia sobre a importância dos professores em regime de Dedicação Exclusiva para as Universidades Estaduais Baianas (Ueba). A expectativa é que na próxima mesa de negociação, prevista para o dia 11 de setembro, o governo apresente uma proposta objetiva para a fila de 256 professores que hoje no aguardo da implementação de DE. Foi tema de discussão também questões administrativas internas do Fórum.
Identificando a mesa permanente de negociação como uma conquista da forte greve de 65 dias e um importante canal de diálogo com o governo, os (as) professores (as) avaliaram como central para o próximo período uma campanha de mídia com dados e argumentos sobre a dedicação exclusiva. Na opinião das ADs, a iniciativa será importante para elucidar a importância desse tipo de regime e fortalecer a mobilização da categoria.
“Estamos vivendo em um momento político em que é central travarmos o debate sobre a concepção de universidade que a gente quer. Defender a educação pública, gratuita e de qualidade é defender o regime de dedicação exclusiva como prioritário para o funcionamento das universidades. Para a última mesa de negociação fizemos um estudo que desconstruiu diversos argumentos do governo sobre o funcionamento das Ueba. Agora, com essas informações, construiremos uma campanha pública não apenas com dados mas também argumentos e ideias para dialogar com toda a comunidade acadêmica e sociedade baiana”, explicou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.
Além da campanha de mídia, foi encaminhado também a construção de um dia unificado de mobilização, sem paralisação, nas quatro Universidades Estaduais Baianas, o “Dia D.E.” no próximo dia 5 de setembro. A previsão é que nesse dia o regime de Dedicação Exclusiva (D.E.) seja pautado através de mesas de debates e panfletagens. O Fórum das ADs se reunirá novamente no dia 10 de setembro, a partir das 9h, em Salvador na sede da Aduneb.

Fonte: Fórum das ADs