O dia 15 de setembro de 2023 vai ficar na história da Universidade Estadual de Santa Cruz. Na última sexta-feira, docentes, estudantes, técnicas(os) e terceirizadas(os) celebraram a inauguração da Brinquedoteca da UESC, fruto da incessante luta por um espaço de acolhimento às crianças no campus.

A iniciativa é uma ação do Projeto de Extensão “Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil”, coordenado pela Professora Emília Peixoto Vieira, do Departamento de Ciências da Educação (DCIE). Animada, a docente falou sobre a abertura desse espaço:

“É uma demanda da comunidade acadêmica, que há mais de 10 anos busca um espaço acolhedor dentro da universidade, onde seja possível deixar seus filhos enquanto realizam seus trabalhos. Como temos várias licenciaturas, especialmente Educação Física e Pedagogia, que trabalham com crianças, era necessário pensar esse lugar também como um espaço lúdico, de desenvolvimento infantil e para brincar”.

Vice-presidenta da ADUSC, a professora Nane Albuquerque esteve na inauguração, ao lado de Marcelo Lins e Luiz Blume, e destacou o avanço que a inauguração representa para a pauta feminina:

“É um primeiro passo, muito importante, para fazer com que a UESC acorde definitivamente para a necessidade de termos uma creche que atenda à comunidade acadêmica. Outras universidades da Bahia já conseguiram isso. Por que nós não podemos conseguir? Precisamos coletivamente discutir essa demanda e dar seguimento às lutas para viabilizá-la”.

A professora Emília Vieira conta que a Brinquedoteca ainda não tem uma sala fixa, nem uma agenda diária. Durante esse mês de setembro, o espaço vai funcionar em dias e locais previamente agendados.

“A instituição assume o compromisso de nos ajudar com esse lugar, mas não podemos esperar mais. Já estamos em setembro e seria mais um ano que ficaria para trás. Decidimos nós, então, professoras, estudantes, servidoras e terceirizadas, fazer juntas e ocupar a nossa universidade. Hoje, dia 15 de setembro de 2023, é o resultado dessa resistência”.

Além da Profa Emília, o projeto também conta com a coordenação da Profa Ana Maria Alvarenga, do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), e com apoio da Profa Flávia Mello, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Diretório Central de Estudantes Livre Carlos Marighella (DCE).