Uma das propostas protocoladas pelo gabinete do Deputado Hilton Coelho (PSOL) em novembro de 2019, considerada uma conquista para a cidade de Ilhéus, não foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Trata-se da Creche Universitária que seria implantada na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) para atender estudantes, professoras/es, funcionárias/os e a população local.

A emenda orçamentária para a construção da creche surgiu após uma série de reivindicações da comunidade acadêmica, através dos técnicos, docentes e discentes, além dos movimentos de mulheres de Ilhéus. Um espaço como esse dentro do ambiente universitário sem dúvida reduziria a evasão de estudantes mães e ainda melhoraria as condições de trabalho para o corpo de servidoras/es.

Apesar da nítida necessidade, a proposta não foi aprovada pela ALBA. Os deputados de base do governador Rui Costa preferiram seguir o orçamento engessado do governo, não permitindo a inclusão de novas emendas. Essa atitude do legislativo expõe a forma como o estado da Bahia vem tratando a educação pública, desta vez pela falta de sensibilidade com as mães e os pais que vislumbram um futuro melhor por meio do ensino superior. Somente a inserção da população na universidade não é suficiente. É preciso promover políticas sociais que garantam a sua permanência dentro das instituições, como restaurantes universitários, residências, bolsas que não sejam meritocráticas e creches. Porém, mais uma vez o governo despreza a oportunidade de atender a essa demanda histórica da UESC.

Fonte: Diretório municipal do PSOL e Gabinete do Deputado Estadual Hilton Coelho (PSOL).