Em 15 de outubro é comemorado o dia do professor(a). Como parte das ações em defesa da Educação, a CSP-Conlutas convoca a data como um dia de luta por direitos de toda a comunidade escolar.

Esse dia será contra a volta às aulas presenciais em meio à pandemia, o que pode potencializar o número de mortos e contaminados; e a reforma administrativa, que promove um verdadeiro desmonte nos serviços públicos.

A data servirá como alerta para familiares, estudantes , comunidade acadêmica e toda a população sobre a importância de defender a Educação e os educadores – que estão sendo pressionados para o retorno escolar, mesmo sem a vacina e curva elevada da doença de Covid-19 no país.

Marcará ainda a batalha contra a reforma administrativa, que atingirá em cheio os professores as professoras. Isso porque a medida prejudica o acesso e a qualidade de diversos serviços públicos, entre eles a Educação, ao facilitar a entrega desses bens para a iniciativa privada, o que pode levar a demissões em massa e o rebaixamento de direitos de professores e funcionários de escolas.

Mais de 2,5 milhões de professores que lecionam no país podem ser atingidos com a reforma, que pode precarizar ainda mais esses trabalhadores.

Para dar um exemplo de como a categoria ainda é desvalorizada, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), em 2020, o salário dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira é de R$ 2.886,24. Isso em um país que não cumpre a Lei do Piso para esse segmento, e que em diversas regiões ganham abaixo disso.

Se não há garantia do básico, que é cumprir a lei, como o governo vai garantir a segurança desses mesmos profissionais com a volta às aulas presenciais? Os protocolos de segurança das Secretarias de Educação são prometidos na teoria, sem considerar que as escolas, na prática, antes da pandemia, já não tinham infraestrutura adequada de higiene, requisito básico para a não proliferação do vírus.

O dia 15 de outubro servirá para colocar luz a todas essas denúncias e exigir segurança e proteção à vida. Vamos nesta data reforçar a campanha da CSP-Conlutas “Escolas Fechadas, Vidas Preservadas. Volta às aulas presenciais, só depois da pandemia” como parte da defesa da Educação.

A CSP-Conlutas faz um chamado às demais Centrais Sindicais a se incorporarem a esse dia de Luta e fortalecer a mobilização contra o retorno escolar e a Reforma Administrativa.

Via: CSP-Conlutas.