Na última quinta-feira (25) as universidades estaduais em greve realizaram um ato histórico em Salvador. Entre estudantes e professores, cerca de 1.500 pessoas ocuparam as ruas do centro da cidade em uma manifestação que foi do Campo Grande até à Praça Castro Alves. O ato contou com grande apoio da sociedade pautando o #NegociaRui e a grave situação das universidades. 
A ação lançou a campanha do Fórum das ADs que tem como tema “A educação também merece investimento tamanho G”. A manifestação foi caracterizada por várias intervenções artísticas, com performances, poemas e músicas elaboradas para a ocasião, cujas apresentações foram alternadas com as intervenções de oradores que, além de protestarem contra a postura autoritária do governo, ministravam aulas públicas para esclarecimento à população.
Convocado pelo Fórum das ADs, em conjunto com os Comandos de Greve docentes e estudantis, o ato contou com a participação de diversas entidades dos movimentos sociais e do movimento sindical que marcharam junto com o movimento grevista em solidariedade à causa. Participaram o ANDES – Sindicato Nacional, CSP Conlutas, representantes do movimento indígena, movimento de luta pela terra e pelo território, coletivos políticos e representações do movimento estudantil.
André Uzeda, coordenador do Fórum das ADs avalia que “o ato foi importante principalmente por demonstrar a força, a intensidade e organização da greve nas quatro universidades em todas as regiões do estado, mas também por evidenciar a unidade com a categoria estudantil. Outro elemento importante é ter sido realizado no centro da cidade para que a comunidade perceba melhor os problemas que passam as universidades estaduais baianas.”

Foto: Ascom Fórum das ADs 

Anúncio de corte de salário
Após a forte mobilização, o governo anunciou na imprensa, nesta sexta-feira (26), o corte de salário dos professores. Na última quarta-feira, mesmo sob a ameaça do corte de salários, as rodadas de assembleias docentes decidiram pela manutenção da greve na Uneb, Uefs e Uesb. Na Uesc, a greve continua, e a assembleia acontecerá na próxima terça-feira (30). Em resposta à truculência do governo, o Fórum das ADs publicou uma nota pública sobre o corte de salário.Leia a nota do Fórum na íntegra.
A greve dos docentes das Universidades Estaduais Baianas cumpriu todos os trâmites jurídicos, conforme previsto na Constituição Federal. Portanto, na avaliação das representações docentes, é uma greve legal e legítima. 

Foto: Ascom Fórum das ADs

Negocia, Rui!
A greve completou 19 dias nesta sexta-feira (26). Nesta mesma semana, o governo anunciou, na imprensa, a liberação de promoções docentes. Contudo, a proposta ainda não está concretizada em projeto de lei e não resolve integralmente a questão da fila de espera na Uneb e na Uesb. Além disso, segue sem resposta a situação das mudanças de regime de trabalho e dos demais itens da pauta de reivindicações. O movimento docente aguarda posição do governo.
Até o momento, o governo recusa-se a discutir reajuste salarial e ampliação do orçamento das Universidades. Comprometeu-se somente com a liberação dos R$ 36 milhões contingenciados, que não alcançam nem 50% do valor não repassado às Instituições no ano passado. Além disso, esse recurso é destinado apenas para obras e equipamentos e, também, não atende integralmente ao pleito do movimento que luta pelo aumento de verbas para as rubricas de manutenção e custeio.
Embora o Fórum das ADs tenha solicitado uma nova reunião para negociação, representantes do Governo marcaram um encontro para quarta-feira (24) e desmarcaram logo em seguida. O Fórum das ADs reunir-se-á na próxima segunda-feira (29) na Uesc, a partir das 9h30, para discutir os próximos passos do movimento.
Confira todas as imagens do ato aqui.