Uma nova versão do questionário de autoavaliação institucional do semestre 2022.1 foi lançada pela CPA, Comissão Própria de Avaliação da UESC. A reaplicação se fez necessária para corrigir erros em questões sobre diversidade étnicorracial e de gênero, apontados pela coordenação do Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão da universidade (GRAPEUNI) e por um coletivo docente de mobilização.

“Nosso coletivo docente estabeleceu uma sequência laboriosa e sistemática de encontros, reflexões, de produção e de encaminhamento institucional de demanda à CPA, no sentido de corrigir pela raiz tais questões”, diz um trecho da carta enviada pelo GRAPEUNI à CPA, assinada por Profa. Rachel de Oliveira, Profa. Flávia Alessandra de Souza, Profa. Maíra Tavares Mendes, Profa. Luzineide Borges, Prof. Casé Angatu e Prof. Marcelo Lins.

No questionário inicial, perguntas sobre percepção de cor não incluia a opção “indígena”, enquanto a questão de gênero era tratada como “sexo biológico”. Por interferência direta do coletivo docente de mobilização, a CPA reconheceu a existência do erro, invalidou todas as respostas anteriormente obtidas e reformulou o questionário de autoavaliação.

“Um necessário e importante posicionamento histórico e político da UESC em relação às demandas dos Movimentos Sociais, os quais lutam para existir com identidade própria, autoafirmação, respeito e direitos, como é o caso sobretudo das populações negra e indígena”, destaca a carta do coletivo/GRAPEUNI.

Corrigido, o novo questionário já foi encaminhado pela CPA por e-mail e está disponível para a comunidade acadêmica.

Conforme a Lei Federal nº 10.861/2004, a autoavaliação interna tem como objetivo “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica”.

Dada a sua importância, a ADUSC reforça o chamado às e aos docentes para que respondam o questionário, assim contribuindo com o processo de evolução da nossa universidade.