Em reunião realizada no dia 8 de novembro, o Fórum das 12 (representação de docentes, estudantes e técnicos) realizou uma discussão sobre o atual cenário político estadual e nacional. O Fórum das 12 reforçou a importância da luta unificada contra os ataques dos governos. Após o debate, entre os principais encaminhamentos, ficou indicado rodadas de Assembleias Gerais Universitárias (AGU) em todas as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) no período de 16 de novembro a 14 de dezembro. 
Além das assembleias gerais, foi aprovado também construção de um documento unitário das categorias sobre a situação das Ueba. Aprovado por unanimidade. Os princípios básicos do referido documento tratarão de questões como: pauta estadual, contingenciamento orçamentário, defesa da educação pública e do pensamento crítico. O texto do arquivo será elaborado por uma comissão composta por representações de docentes, estudantes e técnicos para, futuramente, ser discutido nas assembleias.
“O objetivo das ações apontadas é a mobilização e construção da unidade necessária para resistir ao próximo período e lutar pela defesa de nossas universidades” afirmou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs. A próxima reunião do Fórum das 12 será no dia 17 de dezembro a partir das 9h na Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc em Ilhéus.

Fórum das ADs
No mesmo dia, durante o período da tarde, as representações das ADs se reuniram para debater as pautas docentes. Retomando os encaminhamentos das últimas reuniões, foi discutido o documento elaborado pelas Assessorias Jurídicas das Associações Docentes para a Organização Internacional do Trabalho – OIT. O documento é uma denúncia contra o governo Rui Costa pelos descumprimentos dos direitos trabalhistas. O texto do documento será finalizado até o dia 14 de dezembro e entregue a OIT ainda este ano. 


Reunião Fórum das ADs (08.11.18). Foto: Ascom Fórum das ADs

Além do documento, foi encaminhado reforçar novamente a solicitação de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sobre “O futuro da educação pública na Bahia”. A proposta das ADs é que esse espaço seja construído coletivamente entre todos os setores da comunidade acadêmica: estudantes, servidores e professores. Desde 2017 o Fórum das ADs cobra intensamente à Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, através de ofícios e reuniões, a necessidade de uma audiência pública sobre o assunto. 
Leia na íntegra o pedido de audiência feito ainda em julho de 2017. 
Além das questões específicas, foi discutido também a construção da Etapa Estadual Preparatória para o III Encontro Nacional da Educação (ENE), que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de dezembro na Uefs em Feira de Santana. A próxima reunião do Fórum das ADs será na Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, em Ilhéus, no dia 17 de dezembro, após a reunião do Fórum das 12.
Leia também o boletim especial de novembro do Fórum das ADs.