O VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN teve prosseguimento na manhã de domingo (19), na capital paulistana, com a Reunião do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), coordenação que organizou o evento em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN).

A reunião foi aberta para as e aos participantes debaterem e sugerirem encaminhamentos do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente. Antes, as e os docentes deram informes nacionais e das seções sindicais.

Em seguida, as coordenadoras do GTSSA informaram que uma enquete será lançada ainda no primeiro semestre deste ano para mapear o adoecimento de docentes nas instituições públicas de ensino. Para o GT, tanto o seminário quanto a reunião realizada foram fundamentais para acrescentar novas ideias aos trabalhos da coordenação.

“O mais importante nesse momento é darmos concretude ao que foi encaminhado. As seções sindicais irão receber essa enquete que vai centrar em docentes da educação superior – sindicalizado ou não sindicalizado – e faremos perguntas sobre o adoecimento, questões de vida, entre outros. É fundamental também que as seções sindicais possam desdobrar [os encaminhamentos] em ações na sua base e, ainda, servir como uma oportunidade de até quem não é sindicalizado saber o que o ANDES-SN está fazendo e a sua preocupação com a docência”, disse Zuleide Queiroz, 2ª vice-presidenta do ANDES-SN e da coordenação do GTSSA do sindicato. 

Em seguida, a mesa abriu espaço de fala para as e os docentes que sugerirem diversas ações de encaminhamento do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do como, por exemplo, criar grupos de trabalho locais que tratem de seguridade social e assuntos de aposentadoria. 

“Esse formato feito na nossa reunião de hoje do GTSSA, dentro de uma programação do VIII Seminário, foi muito importante porque conseguimos garantir que as seções sindicais – que já participam do GTSSA – aprovem em assembleias locais a participação e a criação do GTSSA no âmbito de suas seções sindicais. As e os docentes sentiram a necessidade de criar um GTSSA local para discutir os assuntos de seguridade, previdência, saúde, trabalho docente e, especialmente, os assuntos de aposentadoria. Conseguimos garantir essa participação e tivemos a presença de 27 seções sindicais. Muitas não conheciam o grupo de trabalho”, explicou Zuleide Queiroz.

Nos relatos, as e os docentes afirmaram a importância do GTSSA não apenas para as aposentadas e os aposentados como também para aquelas e aqueles que estão na ativa e têm sofrido ataques à carreira. “Essa reunião foi fundamental para que pudéssemos agregar novos componentes para o nosso GT e o fortalecer. O sindicato é um dos poucos espaços onde nós podemos construir a luta porque tudo que temos em termos de políticas, assistência, seguridade, e demais conquistas, são frutos da luta desse sindicato por esses direitos”, reforçou a diretora do ANDES-SN.

VIII Seminário
O VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente do ANDES-SN foi organizado pelo GTSSA do Sindicato Nacional em conjunto com a Associação de Docentes da USP (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN). O evento ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de março no Anfiteatro Parasitologia da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo (SP). É o primeiro seminário do Sindicato Nacional sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora docente desde o início da pandemia de Covid-19. O último ocorreu em 2019, na cidade de Campina Grande (PB). 

Via: ANDES-SN.