Nesta terça-feira (7) ocorrerá mais uma ação do movimento grevista das Universidades Estaduais Baianas. Convocado pelo Fórum das ADs, dessa vez, professores, estudantes e técnicos construirão ato público, a partir das 8h, na Assembleia Legislativa da Bahia. No mesmo local, às 11h, acontecerá, na sala José Amando, uma audiência pública com o tema “O Ensino Superior no Estado da Bahia e os seus desafios”. A expectativa é pautar a defesa da educação pública e sensibilizar os parlamentares e avançar no processo de negociação.
Assim como aconteceu no último Ato Público do Campo Grande, que reuniu cerca de 1.500 manifestantes, ônibus trarão a comunidade acadêmica de toda a Bahia. Interessados devem entrar em contato com as respectivas sessões sindicais das universidades até esta segunda-feira (6). A ação marcará também um mês de greve que se completa no dia 7 de maio. Na avaliação do Fórum das ADs, mesmo com as tentativas de intimidação do governo ao movimento grevista, através do corte de salário, a greve cresce e se fortalece a cada dia. 
“Em todos os cantos da Bahia a greve tem ganhado força. Estamos comprometidos com a defesa das nossas universidades, que são um patrimônio do povo baiano e precisam ser defendidas. A audiência pública e esse ato serão muito importantes para dialogar com a população e os parlamentares sobre o difícil cenário que enfrentamos hoje. Estamos, desde 2017, batalhando por uma audiência pública na Alba sobre o assunto. Por isso, iremos com toda a força construir esse dia e convocamos a comunidade acadêmica das universidades estaduais a somarem forças e participar”, demarcou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.
Através de ofícios e reuniões, há dois anos o Fórum das ADs luta por um audiência pública na Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos. A audiência pública é uma ferramenta importante da democracia para que a sociedade discuta suas demandas com o poder legislativo. Leia na íntegra o pedido de audiência feito ainda em julho de 2017.