Os (as) diretores (as) das Associações Docentes (ADs) se reuniram na última sexta-feira (6), na Adusb, em Vitória da Conquista, para discutir as ações do movimento docente frente ao atual cenário da mesa de negociação permanente. Durante as últimas semanas, o Fórum das ADs vem tentado contato com os interlocutores do governo na mesa, que segue sem avanço sobre a pauta da Dedicação Exclusiva (DE). Desde o último encontro, no início de novembro, não há mais manifestação por parte dos porta-vozes do Estado. Na ocasião, as diretorias avaliaram as assembleias realizadas nas quatro universidades e apontaram táticas no sentido de fortalecer a mesa de negociação como um canal de resolução dos impasses impostos até agora pelo governo.

Um dos principais encaminhamentos da reunião foi a construção de uma campanha de mídia neste final de ano. As/os diretoras/es avaliaram que é necessário ampliar os canais de diálogo com a sociedade baiana sobre o papel das universidades públicas no atual contexto, somado à importância de que os professores tenham dedicação exclusiva nas instituições. Além disso, o Fórum também encaminhou solicitar participação nas reuniões da Comissão de Educação e com as Bancadas dos Partidos para conversar sobre o assunto na terça-feira (10). Ficou acordado, ainda, a solicitação de reunião com o Fórum de Reitores sobre a pauta interna das Universidades.
“Conquistamos a mesa de negociação permanente como um canal de diálogo sobre as questões das universidades estaduais. Contudo, para o diálogo ocorrer o governo também precisa se posicionar. Não dá para seguir em silêncio. O movimento docente seguirá em luta para sensibilizar a sociedade sobre a defesa intransigente da educação. Não descartamos a radicalização caso não haja uma mudança de postura”, afirmou Jucelho Dantas pela coordenação do Fórum das ADs.

Atento e vigilante frente às possíveis “surpresas” de final de ano, também na terça-feira (10), o Fórum das ADs procurou dialogar com os (as) deputados estaduais sobre o histórico de pacotes de fim de ano do governo Rui Costa (PT) com ataques aos direitos dos (as) servidores (as) públicos baianos. O ação também ocorreu no sentido de solicitar compromisso dos (as) deputados (as) em não votar favoravelmente leis e/ou projetos que retirem direitos trabalhistas (leia mais).

Pauta 2020
Já iniciando a discussão sobre a pauta de reivindicações do próximo ano, o Fórum das ADs também iniciou o debate sobre a estruturação do documento com a pauta de 2020. O texto final da pauta ainda está em fase de elaboração. Contudo, já está indicado manter os pontos de pauta que não foram atendidos durante o ano de 2018, somando questões que envolvem a mesa de negociação e Estatuto do Magistério Superior. A previsão é que o documento, com a pauta 2020, fique pronto ainda esta semana para ser entregue às instâncias governamentais, como de praxe.

Fórum Baiano dos Servidores Públicos
Outro ponto discutido na reunião a Formação do Fórum Baiano em Defesa dos Serviços Públicos, fruto de uma reunião ocorrida na última terça-feira (3) que aglutinou diversas entidades do funcionalismo público baiano federal, estadual e municipal (saiba mais). O Fórum Baiano, que deve ser lançado em fevereiro de 2020 e tem como pauta as bandeiras de lutas do funcionalismo público nas instâncias do estado. O Fórum das ADs decidiu, por consenso, seguir participando dessa primeira fase de construção deste espaço e avaliar a permanência nele a partir do seu desenvolvimento. A próxima reunião dessa articulação será a partir das 16h do dia 17 de dezembro 2019.