No dia 5 de novembro, as representações docentes da Adusb, Aduneb, Adufs e Adusc, reuniram-se na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na oportunidade, os (as) professores (as) fizeram um debate de conjuntura sobre as eleições nacionais, a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas e os desafios da democracia e dos movimentos sociais no Brasil. A luz do debate de conjuntura, foi discutido também as linhas gerais para a construção da pauta de reivindicações da categoria para 2023.

Na avaliação do movimento docente, as palavras de ordem que devem nortear a construção do próximo ano é “democracia, autonomia e salário”. Nesse sentido, para 2023, o indicativo do Fórum é que a pauta reafirme a cobrança por 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as universidades estaduais da Bahia; reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos oito anos por conta da não reposição da inflação do período; cumprimento dos direitos trabalhistas e a garantia da autonomia das universidades em relação à gestão de pessoas. A redação do documento constará, ainda, um preâmbulo com a análise política. O apontamento do Fórum é que a categoria debata a construção do documento também nas assembleias docentes.

“A construção da pauta de reivindicações 2023 é uma das demandas que exigirá grande articulação da categoria. Um importante passo já foi conquistado pelo movimento docente, que foi a resposta dada por Jerônimo Rodrigues, eleito governador da Bahia para o próximo quadriênio, à carta enviada pelo Fórum das ADs a todos os candidatos. No entanto, são mais de 1.000 dias de mesa de negociação paralisada. O que é uma sinalização ruim e desrespeitosa do atual governo para as universidades e seus educadores. A gente não só espera como também luta para que seja diferente. A história da categoria revela que o avanço nas negociações só ocorre mediante luta. Iremos com tudo para 2023”, endossou Alexandre Galvão, presidente da Adusb e coordenador do Fórum das ADs.

Após a discussão das assembleias, o Fórum se reunirá novamente para fechar a redação do documento e protocolá-lo junto aos órgãos do governo. Ficou indicado para o calendário uma próxima reunião no dia 24 de novembro em Salvador.

Via: Fórum das ADs.