Na última quinta-feira (13) o Fórum das ADs reuniu-se na Adufs para discutir os próximos passos da luta. Os professores retomaram o debate sobre o indicativo de paralisação e mobilizações unitárias para a última quinta-feira do mês de setembro, dia 27. Dessa forma, foi definido que a data será um dia de paralisações e mobilizações locais do movimento docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).
Como de praxe, estiveram presentes na reunião representantes de todas as Associações Docentes e da Regional Nordeste III.  Já está aprovada na assembleia docente da Adusb paralisação para a data indicada pelo Fórum das ADs, a ser construída em conjunto pelas quatro ADs. Adufs e Adusc farão assembleias dias 19 e 25 de setembro respectivamente, para pautar a paralisação. Na Uneb, ocorrerá mobilização sem paralisação. Conforme informou a coordenação da Aduneb, a assembleia docente ocorrida no dia 31 de agosto deliberou por não paralisar as atividades no dia 27.
O dia 27 de setembro também é parte do calendário nacional de lutas do ANDES-SN. Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) de todo o país realizarão manifestações para lutar por financiamento público, carreira, salário e previdência. Confira o chamado nacional. 

“Não podemos recuar. O governo estadual tem um projeto de desmonte das universidades e tenta intimidar o movimento docente com a ameaça de corte de salário. Nossa resposta tem que ser firme. Nosso único caminho é a luta pela educação e os nossos direitos, com autonomia e independência em relação a governos, partidos e reitorias”, afirmou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs.
No mesmo dia ocorreu, ainda, uma reunião das ADs com o Fórum dos Servidores Técnico-administrativos (leia mais).
A próxima reunião do Fórum ocorrerá na sede da Adusb, em Itapetinga, no dia 1 de outubro.

Fonte: Fórum das ADs