As tentativas do governo Bolsonaro e da direção dos Correios para derrotar a luta dos trabalhadores e avançar na privatização da estatal são muitas. Entretanto, a cada uma delas a mobilização se fortalece e amplia. A greve nacional da categoria completou 10 dias nesta quinta-feira (27). A paralisação que mobiliza cerca de 70 mil funcionários segue muito forte e marcada por várias mobilizações, piquetes e atos públicos em todo o país.

Na noite desta quarta-feira (26), funcionários dos Correios do interior de São Paulo ocuparam o maior Centro de Operações de Encomendas dos Correios no estado, em Indaiatuba (SP). Mais de uma centena de ecetistas entraram no Centro e bloquearam a saída de caminhões que levam cargas para abastecer os centros de encomendas do país.

Hoje, o pátio amanheceu lotado de caminhões parados. A mobilização conta com a participação dos trabalhadores da capital São Paulo e várias regiões do interior. 

Passeatas e outras manifestações também ocorrem em várias regiões, recebendo, inclusive, muita solidariedade e apoio de outras categorias.

Nesta quinta, os trabalhadores realizam uma campanha nacional de doação de sangue na Santa Casa e em hospitais regionais. Às 17 horas, as 11 centrais sindicais brasileiras, movimentos sociais e parlamentares realizarão um Ato Virtual em apoio à greve dos trabalhadores/as nos Correios.

Na sexta-feira, haverá nova carreata em SP, com concentração em frente ao Pacaembu.

Cresce ainda o apoio da população que está consciente do brutal ataque que os Correios estão tentando impor aos funcionários dos Correios, retirando 70 das 79 cláusulas do Acordo Coletivo da categoria, sem contar o descaso com a vida destes trabalhadores em meio à pandemia.

Via: CSP-Conlutas.