A CSP-Conlutas está com uma campanha permanente contra a volta às aulas nas escolas, durante o período de pandemia. Diversos estados do Brasil anunciaram o retorno, seja de maneira formal ou não. Para a Central, essa decisão é de total irresponsabilidade por partes dos governos, por colocar em risco a saúde da comunidade escolar e de seus familiares.

Em escolas em que a volta aconteceu, como é o caso de Manaus, houve um aumento de contágio entre alunos e professores. Além disso, de acordo com pesquisa do DataFolha, 76% da população é contra a volta às aulas neste momento.

Para fortalecer a luta contra esse retorno precoce, a CSP-Conlutas lançou um manifesto que já conta com mais de 13 mil assinaturas. O texto alerta para a falta de controle da contaminação pela Covid-19 no Brasil e reforça a dificuldade em cumprir os protocolos de prevenção anunciados pelas secretarias:

“A maioria das escolas, principalmente nas redes públicas, possuem inúmeros problemas estruturais, falta de espaço e de funcionários. Entre os casos mais graves estão as 10.685 escolas públicas que não têm acesso à água limpa, 8% sem rede de esgoto e 4% sem banheiro”, diz um trecho.

Para conferir o manifesto completo, clique aqui.