Aqui você vai ver o passo a passo do que foi/está sendo feito pelo nosso Comando de Greve desde a última assembléia, visando o acordo junto ao governo da Bahia. Observe que não houve um dia sequer que este Comando, ao lado da ADUSC, não estivesse tentando assegurar nossos direitos e avançar na negociação.  Confira:

O DIA A DIA DE LUTA

20 de maio – A Assembleia Geral (AG) da ADUSC considerou o documento enviado por escrito por representantes do governo como um avanço importante nas negociações, porém insuficiente para a suspensão da greve. A AG autorizou o comando de greve a construir junto com o governo e demais ADS um termo de acordo com ajustes e detalhamentos necessários a negociação com o governo.

21 de maio – Reunião do Fórum das ADs (FAD) em Feira de Santana, tendo como um dos pontos principais a construção de um documento para solicitar Reunião com o Governo do Estado da Bahia, conforme deliberado na AG da ADUSC.

22-24 de maio – Realização de diversas articulações políticas, visando garantir a realização da Reunião com o Governo do Estado da Bahia, bem como diversas ações para dar visibilidade e esclarecer para a população a justeza de nossos pleitos face aos amplos ataques do governo Rui Costa.

25 de maio – Governo entra em contato com a presidência do FAD, convidando para uma reunião com representantes das 4 ADs no dia 26.

26 de maio – Reunião em Salvador com representantes de cada AD, o presidente do FAD, as quatro reitorias, presidente da Comissão de Educação (Dep. Fabíola Mansur), o líder da maioria do governo na ALBA (Dep. Rosemberg Pinto) e o Secretário de Educação da Bahia (Prof. Jerônimo Rodrigues), onde governo se comprometeu em receber das ADs uma minuta do termo de compromisso de acordo.

27 de maio – Reunião do FAD na UNEB, onde foi feita a avaliação da reunião com o governo, remetendo a análise do desdobramento da reunião com o governo para os comandos de greve de cada AD.

28 de maio – O comando de greve da ADUSC se reuniu para discutir o desdobramento da reunião com o governo, construindo uma minuta do termo de compromisso para ser apresentada e defendida, conforme aprovada na AG do dia 20.05.

29 de maio – Reunião do FAD na UESC, com a apresentação da proposta do documento de cada comando, visando a formatação de uma minuta de acordo para ser apresentada ao governo, conforme sinalizado na reunião do dia 26 de maio.

30 de maio – Dia nacional de luta pela educação – atos nas ruas de Ilhéus e Itabuna

31 de maio, 1-2 de junho – Tentativa de reunião com representantes do governo para discussão da minuta. O governo pode agendar esta reunião para qualquer dia/hora (como faz sempre).

03-04 de Junho – Conforme sugestão do FAD: realizar Assembleia Geral na UESC, UESB, UNEB (às 14:00 horas) e a da UNEB na terça-feira (às 09:00 horas). As propostas de data foram feitas considerando as rotinas de cada AD e a necessidade de haver algo novo a ser informado/discutido, a partir da entrega de minuta ao governo (prevista para dia 31).

SIGAMOS FIRMES!

O Comando de Greve da UESC entende que nossas denúncias sobre as arbitrariedades do governo contra nós e as universidades; as nossas ações de rua e nas redes sociais; a nossa resistência e luta em greve e as mobilizações junto à comunidade foram/são fundamentais para fazer o governo se mexer para buscar uma solução de acordo.  Mas esse acordo precisa nos garantir avanços e os direitos já adquiridos; a perspectiva concreta de recuperação salarial e a retirada das faltas, com a devolução dos salários cortados sem prejuízos para todos nós. Por isso, vamos continuar na luta! Firmes e resistentes como até agora! Denunciando as arbitrariedades do governo e as nossas propostas em defesa da UESC! Foi essa postura que obrigou o governo a negociar e está mudando o discurso deles na mesa de negociações. SIGAMOS!

Comando de Greve da UESC