Proponente: Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC

Fator motivador: Nós, professoras e professores da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, reunidos em assembleia, manifestamos nosso apoio e solidariedade à comunidade Indígena Pataxó de Comexatibá, em Prado, Bahia, bem como repudiamos veementemente a perseguição e ataques violentos de pistoleiros, que vêm sendo organizados e proferidos contra os indígenas em suas áreas de retomadas no extremo sul da Bahia.

As violências já levaram a morte de inúmeros indígenas no estado, a última delas, a morte brutal de um adolescente de apenas 14 anos de idade, GUSTAVO CONCEIÇÃO DA SILVA, o qual encontrava-se na localidade com seus parentes, tendo sido um deles também ferido no mesmo ataque.

A ADUSC se solidariza com a família e amigos e repudia veementemente o aumento da violência e do processo de criminalização das comunidades indígenas e seus líderes na Bahia. Repudia também as ações que permanecem impunes, apesar de seu contexto de enorme crueldade e sob o mando dos que controlam a terra para expropriação e exploração.

Essa moção dirige-se:

Ao exmo. Sr. Jair Messias Bolsonaro (Presidência da República),
Ao exmo. Sr. Augusto Aras (Procurador Geral da República),
Ao exmo. Sr. Anderson Gustavo Torres (Ministro da Justiça),
Ao exmo. Sr. Rui Costa (Governador do Estado da Bahia),
Ao exmo. Sr. Ricardo César Mandarino (Secretário de Segurança Pública da Bahia).

Ilhéus-BA, 8 de Setembro de 2022

Associação de Docentes da UESC – ADUSC
Seção Sindical do ANDES-SN