O dia 18 de março vai ser marcado por paralisações e atos em todo o Brasil. Servidores, professores, estudantes e inúmeras categorias já deliberaram a Greve Geral, que tem como objetivo a defesa da educação, do emprego, dos direitos, do funcionalismo público e da democracia.
Na Bahia não vai ser diferente. As/os docentes da UEFS, da UNEB e da UESB já aprovaram a participação na mobilização do dia 18, com paralisação das atividades acadêmicas. Na UESC, a discussão sobre o assunto vai ser na próxima segunda-feira, dia 16, quando a ADUSC vai realizar assembleia de professoras/es.
A UESB foi a primeira universidade baiana a discutir a pauta, em assembleia realizada pela ADUSB no dia 05 de março. A decisão da categoria foi pela construção da Greve Geral, lado a lado com as outras associações docentes.
Em seguida, no dia 06 de março, a assembleia geral da ADUNEB aprovou a paralisação das atividades e a participação nos atos do dia 18. Essa foi a mesma decisão das/os docentes da UEFS, em assembleia da ADUSF neste dia 10 de março.
A Greve Geral ressalta a importância de ir às ruas para barrar os ataques sucessivos aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, promovidos pelos governos de Bolsonaro e de Rui Costa.