Nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, vamos comemorar os 40 anos do ANDES-SN. O Sindicato está preparando um encontro virtual cheio de atividades, com a presença de movimentos sociais, sindicais, estudantis e apresentações artístico-culturais. A live está marcada para às 18h.

Uma das atrações é a performance audiovisual Estado de Exceção, do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A apresentação é protagonizada por Romualdo Lisboa, diretor artístico, e Tânia Barbosa, atriz e diretora:

“A performance trata da necropolítica que se instalou no Brasil. Dois artistas estão se preparando para ‘entrar em cena’, ou seja, fazer uma live, enquanto refletem sobre o estado de exceção em que estamos vivendo”, disse o diretor Romualdo.

Estado de Exceção é uma realização do TPI, com música composta por Pablo Lisboa e edição de imagens de Ruan Lisboa.

A apresentação em formato virtual é um dos impactos sofridos pelo teatro com a pandemia. O Teatro Popular de Ilhéus precisou se adaptar a esse cenário diferente:

“Somos mais de 25 trabalhadores e trabalhadoras da arte, que paramos no dia 15 de março. Tivemos que pensar em nossas atividades a partir da internet e suas plataformas. Rearrumamos nosso canal no YouTube, criando o TPIFLIX, com espetáculos na íntegra, contação de histórias, recital de poemas, exibição de projetos desenvolvidos pelo grupo e reestreamos Teodorico Majestade em versão 100% online”, conta Romualdo Lisboa.

O diretor artístico também fala das dificuldades estruturais e financeiras que o TPI sofreu nos últimos meses, por falta de apoio:

“Sem patrocínios privados, sem apoio local e com a falta de regularidade nos repasses da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o que era ruim ficou ainda pior. A lona, que já estava deteriorada, sem uso e sem recurso para manutenção agora está inviável. Desde novembro de 2020, entregamos o circo ao proprietário e estamos sem espaço.”.

Segundo Romualdo Lisboa, a expectativa é que nos próximos meses esse problema seja resolvido e um novo espaço do Teatro Popular de Ilhéus deve ser anunciado.

Recorrente nos governos municipais, estaduais e federal, o descaso com a cultura é grave e traz sérias consequências à população:

“O teatro é o lugar de se espelhar. É na arte, de um modo geral, que a sociedade se vê refletida e pode, em maior ou menor grau, repensar posturas, reorganizar procedimentos e, acima de tudo, reconhecer sua importância para a construção de uma civilização mais justa e igual”, diz Romualdo.

É justamente para cumprir esse papel que o Teatro Popular de Ilhéus marca presença na live de comemoração aos 40 anos do ANDES-SN. A ADUSC se orgulha em participar dessa iniciativa, levando a cultura regional a um momento tão importante do movimento docente.

O nosso encontro é às 18h desta sexta-feira, no Youtube e no Facebook do ANDES-SN. Não perca!