Nesta quinta-feira (04) estudantes da UESC organizaram um ato no Campus para protestar contra expressões do fascismo dentro da universidade. Centenas de pessoas se juntaram ao protesto com cartazes e palavras de ordem que criticavam o preconceito contra mulheres, negros e LGBTS, e reafirmavam a importância do feminismo. A ação foi uma resposta à propaganda de candidaturas fascistas dentro da universidade.

Entenda o caso

No último dia 02 de outubro, uma foto com o que parecia ser estudantes da UESC fazendo gestos de armamento em frente ao brasão da universidade começou a circular nas redes sociais em apoio à candidatura fascista para presidência. Em resposta, a reitoria informou, em nota, que a atitude era ilegal e que seriam tomadas medidas cabíveis. O que se seguiu, após nota da reitoria, foram insultos a diversos setores da universidade. Fotos de murais com cartazes de incentivo à democracia e respeito às diferenças, cartazes de eventos científicos sobre marxismo e organizações políticas de esquerda foram veiculadas de forma destorcida e ofensiva.

Diante dessa crescente de ataques que demonstram ignorância e ameaça à democracia dentro da universidade, estudantes realizaram um forte e expressivo ato que circulou dentro e fora do Campus.

A ADUSC reforça seu apoio à toda mobilização que defenda a democracia duramente conquistada nas universidades públicas e repudia todo ato de intolerância e preconceito. Confira os registro do ato no facebook da ADUSC.