A ADUSC (Associação de Docentes da UESC) vem a público repudiar a tentativa grotesca de criminalização de sua luta sindical bem como de outras lutas no âmbito da universidade através de vídeo gravado e veiculado nas redes sociais, desde quinta-feira dia 04/10/2018. O vídeo mostra o momento em que um estudante se apropria de um móbile (peça de campanha de mídia da categoria docente) alegando ser propaganda eleitoral ilegal no Campus da universidade, enquanto uma diretora da ADUSC, Profa. Cida Aguiar, solicita devolução do material.

Ao contrário do que tenta veicular os apoiadores da ação, o móbile não expressa apoio a nenhuma candidatura, o que seria de fato um ato ilegal. A referida peça, em exposição no espaço CEU da UESC desde julho/2018, associa o atual governador Rui Costa ao personagem cinematográfico “Edward Mãos de Tesoura”, visando denunciar a política do governo do Estado que corta salários, direitos e orçamento das universidades estaduais.

Este fato trágico demonstra as proporções da ignorância política e do preconceito de todo tipo crescente no país, favorecido pela impunidade diante de posturas e de discursos que incitam violência e preconceitos, propagados durante o atual processo eleitoral.

Estamos diante de uma ameaça real à democracia, ao direito de organização e de manifestação em defesa dos nossos direitos dentro e fora da Universidade. Alertamos ainda para o fato, caracteristicamente fascista, presente nas imagens, de tentar fazer justiça com as próprias mãos, ao invés de acionar os órgãos competentes e, assim, avaliar a procedência de uma possível denúncia.

Por esses motivos, a diretoria da ADUSC informa que, para além desta nota, tomará as medidas legais cabíveis e possíveis para que o vídeo seja retirado do ar, e os responsáveis pela ação e veiculação da notícia sejam devidamente corrigidos.

ADUSC – Associação de Docentes da UESC