Neste momento de pandemia da COVID-19, o governo de Jair Bolsonaro e os setores reacionários tentam aprovar a qualquer custo o PL 5595/2020, que propõe o retorno presencial das atividades de educação sem a obrigatoriedade de vacinação e sem os cuidados de biossegurança, além de atacar a autonomia das Instituições de Ensino Superior. O PL 5595/2020 e a política do Governo Bolsonaro demonstram os interesses do capital e dos negacionistas de total irresponsabilidade com a vida.

O Fórum das ADs, em consonância com as deliberações do ANDES-SN, reafirma o compromisso de defesa da vida e da vacinação de todos e todas como condição para o retorno presencial das atividades da educação. Os seguidos cortes e contingenciamentos orçamentários levados a cabo pelo governo estadual, além do aumento do número de contaminações e mortes no país e na Bahia, não garantem as condições necessárias para o retorno presencial das atividades acadêmicas. As UEBAs não estão preparadas para o retorno presencial e uma boa parte da comunidade acadêmica não está vacinada, sem nenhuma projeção de quando isto vai acontecer.

Os (as) docentes em todo o Brasil têm trabalhado muito neste período na modalidade remota, agravando a já intensa precarização do trabalho que está nos levando ao adoecimento. Entretanto, não podemos aceitar um retorno que não prime pela defesa da vida. A educação pública é direito social inalienável e não um serviço em que se possa comprar ou vender como mera mercadoria.

#VacinaParaTodoseTodas
#7%daRLIparaasUEBA

Via: Fórum das ADs.