O Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC passará a se chamar Pavilhão Evandro Sena Freire. A alteração foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSU), em homenagem ao professor e reitor falecido em 2020.

Elaborada na plenária do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), a proposta teve como justificativa a trajetória do docente na UESC, iniciada em 1996 na área de Matemática.

Evandro Freire foi vice-diretor e diretor do DCET, sendo co-responsável pela implantação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Física, Matemática e Química, dos bacharelados em Ciência da Computação e Engenharia da Produção, e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Apoiou a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, assim como do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Foi eleito vice-reitor, ao lado da reitora Adélia Pinheiro, e, em 2019, assumiu a reitoria, em que permaneceu até o início de 2020.

“É difícil não reconhecer o legado do Professor Evandro Sena Freire para o DCET, para a UESC e para a região. Portanto, dar ao Pavilhão o nome do professor Evandro se constitui numa justa e merecida homenagem”, disse o professor Aprígio Bezerra, atual diretor do Departamento.

A Associação de Docentes da UESC – ADUSC enaltece a decisão do CONSU e destaca a imensa contribuição do professor Evandro Freire ao desenvolvimento da nossa universidade.

Com informações da ASCOM UESC