Por Casé Angatu*

NÃO A CRIMINALIZAÇÃO E AMEAÇAS À CACIQUE BABAU, SEUS FAMILIARES E AO POVO TUPINAMBÁ

CACIQUE BABAU É UMA DAS MAIORES REFERÊNCIAS DA LUTA, HISTÓRIA, IDENTIDADE E MEMÓRIA DO POVO TUPINAMBÁ DA SERRA DO PADEIRO E OLIVENÇA, BEM COMO DE TODOS OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIRO.

A liderança de Cacique Babau (Rosivaldo Tupinambá) é Ancestral, Espiritual e Natural. Portanto, ultrapassa a ordem política, econômica e material. Quando Cacique Babau fala e faz algo são os Ancestrais, a Natureza Sagrada e Encantada falando e fazendo.

O Povo Tupinambá que a 519 anos Luta pelo Direito Sagrado, Ancestral, Congênito e Natural ao seu Território, bem como muitos outros Povos Indígenas, tem neste nosso Cacique uma Referência e Respeito máximo. 

Do mesmo modo, os que são contrários a Luta Tupinambá possuem ódio de Babau tentado várias vezes criminalizá-lo, prendê-lo e até matá-lo. Como disse o Cacique: “Um Líder: ou se Respeita ou se Mata”. 

Os que não querem a Homologação da Demarcação do Território Indígena Tupinambá (o Relatório Demarcatório foi realizado e publicado em 2009 – só falta a homologação), não querem a validação de nossos Direitos, a Defesa da Sagrada Natureza … tentam difamar e criminalizar esta Liderança Natural do Povo Tupinambá. Com isto difamam e criminalizam também todo nosso Povo para posteriormente reprimir, prender e cometerem violências.

Como disse Babau na matéria da Folha de São Paulo:

“O que nos revolta é falar que eles vão sujar o nome da gente. A gente vive a vida toda sem fazer nada [errado] e na hora da morte vão dizer que você é traficante? Aí, não. Essa é a nossa revolta principal. E matar a pessoa duas vezes”.

A diretoria da ADUSC apoia esta iniciativa, e repudia a perseguição aos povos Tupinambás e suas lideranças.

ACESSE AQUI A CARTA ABERTA DE PESQUISADORES COM TRABALHOS JUNTO AO POVO TUPINAMBÁ

*Casé Angatu – Prof. Dr. Carlos José F. Santos
Universidade Estadual Santa Cruz-UESC
Pós-Graduação Ensino Relações Étnico Raciais – Universidade Federal Sul Bahia-PPGER/UFSB
Indígena Morador no Território Tupinambá Olivença – Ilhéus/BA