A partir do dia 27 de outubro, a Expedição Tapajós-Arapiuns sairá de Santarém, no Pará, com a proposta de percorrer a remo 135km do Rio Arapiuns, numa área pertencente à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, uma das maiores Unidades de Conservação do Brasil. Entre os 13 remadores e remadoras, estão os professores José Adolfo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), e Leandro Loguercio, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), da UESC. Os docentes fazem parte de um clube de canoas da Bahia que tem parceria com o clube Santarém Va’a, realizador da expedição, e contam com apoio da ADUSC.

Logo ao chegar à comunidade, os professores relataram a grave situação de seca que tem se acirrado na região. Uma brigada de incêndios atua desde o dia 4 de outubro para conter as chamas que já atingiram mais de 3.000 hectares florestais no interior e adjacências da Reserva Tapajós-Arapiuns, uma das mais afetadas.

“Em função da seca extrema que atinge toda a bacia amazônica, nossa Expedição ganhou uma nova missão: apoiar comunidades, brigadistas e gestores de Unidades de Conservação no combate a incêndios e na mitigação dos desafios provocados pela adversidade climática”, disse o Prof. José Adolfo.

Canoa Yara, que levará os professores, sendo preparada para a expedição.

O docente destaca ainda a dificuldade para obtenção de materiais necessários para a atuação das brigadas:

“O acesso à região só pode ser feito por via fluvial e a baixa do nível dos rios impõe desafios à logística de abastecimento de água, alimentos e material de apoio ao combate dos incêndios. No dia 27/10, Yara e Caroline Louise, canoa e barco de apoio, partirão do Porto de Santarém em direção à reserva, levando apoio material e moral a todas e todos que estão empenhados em cuidar desta importante Unidade de Conservação da região do Baixo Tapajós”.

Diante dessa situação, o professor disponibilizou sua conta bancária para recebimento de doações. Qualquer valor será de extrema importância para a aquisição de recursos – a meta é conseguir 116 cestas básicas. Confira os dados abaixo e ajude com o quanto puder:

Chave PIX (telefone): 73991418202
Em nome de José Adolfo

Ao fazer a sua doação, favor enviar o comprovante por WhatsApp para o mesmo número, a fins de prestação de contas.

A Diretoria da ADUSC apoia a iniciativa dos docentes José Adolfo e Leandro Loguercio e agradece por cada ajuda!