Na última quinta-feira (20), a ADUSC promoveu uma reunião de mulheres para discutir a pauta feminina dentro da UESC. Mediada pela vice-presidenta Nane Albuquerque, o encontro contou com 10 professoras e apontou uma série de ações para fortalecer a participação das docentes nos espaços do sindicato e da universidade.

A conversa começou com apresentações de cada uma das professoras presentes e o porquê da realização da reunião. Com o andamento das discussões, foram levantados os temas que interessam à pauta das mulheres e que necessitam de atenção. Entre os pontos listados, estão o combate à violência de gênero, formas de acolhimento, realização de um seminário, luta pela creche e maior participação política.

“Foi uma conversa muito reveladora do quanto precisamos estar juntas. Foi afetuosa e acolhedora. E agora, mais que nunca, têm mulheres na ADUSC!”, destaca a professora Nane Albuquerque.

As professoras Aline Setenta (DCJUR), Romari Martinez (DFCH/PRODEMA) e Emília Peixoto (DCIE) também ressaltaram a importância do encontro:

“A presença das mulheres nos espaços de discussão política é fundamental para que as questões de gênero, desigualdades e violências no espaço acadêmico sejam pautadas. Na Academia, essas questões estão muito relacionadas a uma maioria de mulheres e sua ausência nos cargos e na tomada de decisão”, disse Aline Setenta.

“É o primeiro passo pra nós criarmos um grupo coeso e unido de mulheres que compartilhamos não apenas os espaços da UESC, mas também os problemas e as preocupações da universidade”, avalia Romari Martínez.

“A reunião foi uma potência e uma forma importante de organizar a força coletiva das professoras mulheres da UESC. Penso que o caminho seja esse, de encontrarmos formas de diálogo e resistência, em enfrentamento ao assédio, às relações machistas, a nossa própria formação. A luta é grande, mas juntas somos mais! Nada sem nós!”, finaliza Emília Peixoto.

Confira os encaminhamentos da reunião:

  1. Discutir temas relativos às violências contra mulheres na UESC e fora dela;
  2. Construir formas de acolhimento para as mulheres que sofrem algum tipo de opressão na universidade e cobrar ações da comissão de mulheres já existente para tal finalidade;
  3. Construção de um círculo de cuidados para mulheres (emocional, espiritual, psicológico etc);
  4. Organização de um seminário interno para formação política;
  5. Levantamento de dados sobre quantidade de mulheres na UESC por categoria, por setor, em cargos de confiança, de direção, na pesquisa, extensão etc.;
  6. Discutir a necessidade de criação da creche e as estratégias para conquistá-la;
  7. Discutir a participação das mulheres no sindicato e na política.

Para professoras interessadas em participar dos próximos encontros, foi criado um grupo no WhatsApp. Envie uma mensagem para (73) 99944-9894 e faça parte.