Lançada no 65º Conad do ANDES-SN, a Revista Universidade e Sociedade (US) nº 70 destacou as ações de solidariedade promovidas por seções sindicais em todo o Brasil. As iniciativas surgiram para apoiar famílias vítimas da pandemia da Covid-19 e de tragédias ambientais, como as enchentes que atingiram a Bahia em dezembro de 2021.

A mobilização da ADUSC junto a entidades parceiras é uma das ações citadas pela US. Com as dificuldades de renda impostas pela pandemia, o sindicato docente participou da criação da Rede UESC Solidária, arrecadando doações para entrega de cestas básicas, auxílios financeiros, EPIs e itens básicos para as comunidades do entorno da universidade. Em Itabuna, compôs o Movimento Popular (R)existir, que também distribuiu alimentos, produtos de higiene/limpeza e sopão, além de ações pontuais.

Com as fortes chuvas no sul e extremo sul da Bahia, as campanhas foram intensificadas e ampliadas para além dos bairros beneficiados até então. Uma verdadeira força tarefa entre docentes, servidores, estudantes e população atendia diariamente as famílias atingidas. A ADUSC e a AFUSC (sindicato dos técnicos administrativos da UESC) tomaram a frente no acolhimento às pessoas que perderam suas casas e ficaram abrigadas na universidade e nas escolas do Salobrinho e da Vila Cachoeira.

A rede de solidariedade foi abraçada por apoiadores e organizações de todo país, como a CSP-Conlutas e o próprio ANDES-SN. Com o apoio, foi possível entregar geladeiras, fogões, materiais de construção, colchões e diversos itens que ajudaram as famílias a se reerguer, em meio à ausência do poder público.

Acesse aqui a versão digital da Revista Universidade e Sociedade nº 70 e confira a reportagem.