A capa do caderno de economia do Correio Braziliense da última quinta-feira (29) retrata bem a importância da Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, da Auditoria Cidadã da Dívida Pública. A notícia em destaque mostra que os juros do cartão de crédito são os maiores desde 2017, com taxas do rotativo chegando a 389,4% ao ano e cheque especial com custo médio de 128,6%. O texto aponta que as altas refletem a elevação da taxa básica de juros (Selic) promovida pelo Banco Central (BC) e que o número de famílias endividadas no país bate recorde.

Do que mais precisamos para movimentar a sociedade em apoio ao limite dos juros? Está claro que a política monetária praticada pelo BC é prejudicial à sociedade e só serve ao setor financeiro. Com essa política o BC aprofunda a crise que enfrentamos desde 2015/16, quando o PIB encolheu 7%. Em vez de ampliar o acesso ao crédito para viabilizar a retomada da economia, os juros estão altíssimos e os bancos não cumprem seu papel nessa recuperação, já que estão lucrando como nunca com o pagamento de remuneração diária pelo BC e demais ganhos com títulos públicos, devido à alta da Selic.

Precisamos e podemos mudar esse cenário! O PLP 104/22, criado pela Auditoria Cidadã da Dívida em parceria com diversas entidades da sociedade civil, é um projeto de lei que já está tramitando na Câmara dos Deputados e visa estabelecer um teto máximo de 12% de juros ao ano, além de acabar com os mecanismos que fazem com que bancos não emprestem dinheiro para a sociedade. Faça a sua parte e pressione os parlamentares pela aprovação!

Acesse aqui o site da Auditória Cidadã e com apenas 1 clique envie uma mensagem para pressionar os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara.

Saiba mais sobre a campanha em www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros.

Via: Auditória Cidadã.