O calendário 2020.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está suspenso. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (27), em consideração às “recomendações da Área de Saúde de isolamento social para prevenção e combate ao novo coronavírus”.
Vale lembrar que a cidade foi a primeira da Bahia a registrar caso de Covid-19. Hoje, a Secretaria Municipal da Saúde informa que são 12 casos confirmados.
Na UEFS, o semestre 2020.1 começaria no dia 27 de abril e terminaria em 9 de setembro. A universidade ainda estava no semestre 2019.2, quando o governo estadual emitiu o decreto de interrupção dos serviços. Deste então, o Conselho Universitário paralisou as atividades acadêmicas, e recomendou a adoção de atividades não presenciais para concluir o período letivo. Diante dessa medida, a Associação de Docentes da UEFS (ADUFS) apresentou um posicionamento:
“As deliberações do CONSU são direcionadas para a resolução de uma contingência apresentada pelo quadro que se desenhava com o avanço da pandemia. Essas ações não poderiam se repetir quando do início do semestre 2020.1, pois entendemos que a Educação a Distância choca-se com o que defendemos como qualidade do ensino, com a luta por condições dignas de trabalho e abre caminho para os avanços do capital na mercantilização da educação”, afirmou a nota assinada pela Diretoria da ADUFS.