Na última segunda-feira (12), a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC realizou a primeira banca de heteroidentificação de sua história. A novidade é uma conquista do movimento negro, aplicada no Concurso Público de Professor Auxiliar e Assistente, nível A, regulado pelo Edital nº 044/2022.

Com a análise fenotípica, a Comissão de Heteroidentificação vai complementar a autodeclaração de candidatos negros e negras que concorrem às vagas reservadas por ações afirmativas.

Após passar por todas as etapas anteriores do certame, 17 candidatos foram avaliados pela banca, composta por Dr. Rogério Modesto (DLA), presidente; Dr.ª Flavia Alessandra de Souza e Dr. Marcelo da Silva Lins (DFCH); Dr.ª Luzineide Miranda Borges (DCIE); e a analista universitária Carmen Camuso Barros (CDRH).

A implementação da Comissão de Heteroidentificação no concurso ocorreu no dia 10 de maio de 2022, após representantes de movimentos negros apontarem falhas referentes à aplicação da lei de cotas. Naquela data, uma nova versão do Edital 044 foi publicada (relembre aqui).

Para a atuação na banca, os membros da comissão contaram com um curso de formação oferecido pela UESC:

“Todos reúnem conhecimento e experiência, e lhes foi ofertado, na UESC, um curso de formação em heteroidentificação com a professora Marcilene Garcia (Instituto Federal da Bahia), grande conhecedora da temática. A nossa preocupação é que, a partir de agora possamos estabelecer a banca de graduação que atue na seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como em outras necessidades da instituição”, ressalta a Pró-reitora de Graduação Rosenaide Ramos.

Presidente da banca, o professor Rogério Modesto vê a iniciativa como um importante passo para a inclusão e o acolhimento:

“Esse é o momento de olhar para pessoas que têm traços racialmente discriminados na sociedade e dizer que elas também são bem-vindas à universidade”.

No dia da avaliação, inclusive, a banca preparou uma antessala voltada ao acolhimento, com cards protagonizados por pessoas negras, flores e exemplares do livro Ações Afirmativas no Brasil Contemporâneo: Dinâmicas e Perspectivas (Lançamento Editus, 2022).

Ao todo, o Concurso Público para provimento dos cargos de Professor Auxiliar e Assistente, nível A, ofertou 49 vagas.