Atos públicos, entrevistas na imprensa e até uma Remada da Resistência marcaram as atividades de mobilização dos docentes da UESC, que estão em Greve desde o dia 15 de abril, último. Uma “Carta à Sociedade” foi publicada e enviada a imprensa regional para mostrar à sociedade a realidade enfrentada pelas universidades baianas e os motivos que levaram a categoria ao movimento paredista.

Em entrevista à rádio, o docente Emerson Lucena, membro do comando de greve, reforçou os limites da proposta orçamentária do governo. Sendo 36 milhões, menos que a metade dos cerca de 80 milhões não repassados às universidades só em 2018. (Confira aqui a entrevista).

Os docentes da UESC também se reuniram com a reitora Adélia Maria Pinheiro (leia aqui). E no dia 18 ultimo realizaram uma Remada da Resistência ao longo do rio Almada, em direção à Lagoa Encantada. Os docentes usaram mordaças para simbolizar os constantes ataques à Autonomia Universitária, aos direitos trabalhistas e as tentativas de intimidação da categoria. Confira o registro da ação neste vídeo.

Nesta quinta-feira (25), os docentes também se juntaram aos estudantes, e a comunidade acadêmica da UESB, UEFS e UNEB, também em greve, na realização de um grande ato em Salvador. 

Ato Público em Salvador, reúne centenas. Fotos: Ascom ADUSC


Na próxima segunda-feira (29), um ato acontecerá nos portões da UESC, a partir das 7:00 horas. Em seguida, a UESC recebe a reunião do Fórum das ADS, a partir das 9:30 horas.

O Comando de Greve docente, junto com o Comando de Mobilização estudantil estão convidando a comunidade acadêmica para uma Plenária Unificada às 16:30 horas, no CEU, térreo do pavilhão Adonias Filho. A plenária terá como tema “Que Universidade nós queremos”. Em seguida, teremos um Sarau, com tema une Arte e Luta em Defesa das Universidades Públicas. 


Na próxima terça-feira (30), os docentes da UESC voltam a se reunir em assembleia para avaliar o andamento das negociações e mobilizações, e deliberar quanto à continuidade da Greve. Acesse AQUI a convocatória.