A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vai fornecer um Auxílio Inclusão Digital para estudantes matriculados no Trimestre Letivo Excepcional 2020. A medida faz parte das ações voltadas para a Assistência Estudantil, com o objetivo de promover o acesso à internet durante o ensino remoto.

O auxílio será no valor de R$ 75 por mês, durante três meses, para 1.900 estudantes de graduação e 100 de pós graduação. O limite de 2.000 discentes se deve à atual disponibilidade orçamentária da UESC.

“Como o nome diz, esse auxílio vai ser apenas um apoio, pois não irá suplementar a real necessidade financeira do discente. A UESC usará recursos próprios para isso, já que o Governo da Bahia não destinou um centavo para as UEBAs neste período de pandemia”, relata o professor Arturo Samana, presidente da ADUSC.

Além de não atingir a todos os estudantes, o valor mensal de R$ 75 não é garantia de um acesso estável à internet. Em algumas localidades de zona rural, por exemplo, não há serviço de banda larga. Nesses casos, a única alternativa seria um plano de dados móveis, que por esse valor não possibilita muitas horas de videoaula.

“Uma das principais preocupações que a ADUSC tem pautado desde as primeiras discussões sobre ensino remoto é a exclusão. O auxílio digital até pode fazer com que muitos estudantes se matriculem, mas não impedirá uma alta evasão durante o período letivo”, ressalta o docente.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário online, entre os dias 01 e 16 de outubro, com algumas condições: o estudante deve comprovar que possui renda familiar per capita mensal não superior a 1/2 (meio) salário mínimo; que não possui vínculo empregatício nem bolsa de pós graduação; que não concluiu outro curso do mesmo nível; e outros requisitos listados no Edital 61/2020 (acesse aqui).