Em assembleia realizada pela ADUSC nesta terça-feira (04), as professoras e os professores da UESC aprovaram por unanimidade a paralisação das atividades acadêmicas para o dia 12 de abril, por 24 horas. A deliberação também inclui um ato público em Salvador, em conjunto com as outras três universidades baianas.

Conforme discutido na assembleia, a mobilização tem como objetivo denunciar a indefinição do governo estadual em negociar com o movimento docente. A categoria reivindica a abertura do diálogo e endossa uma campanha salarial que recomponha as perdas acumuladas nos últimos oito anos.

Segundo dados do Dieese, entre 2015 e 2022, a corrosão já chega a 53,33% do salário. Nesse período, os/as professores/as receberam apenas um único reajuste de 4%, em 2022, acrescido de uma “reposição escalonada”, que feriu o Estatuto do Magistério Superior. O valor não superou nem a inflação do ano passado, sem contar que em meio a esse arrocho salarial, houveram aumentos nos descontos da previdência.

Além da paralisação e do ato, a plenária também aprovou uma série de ações que serão levadas ao Fórum das ADs, como ocupação das mídias digitais, diálogo com comunidade acadêmica, articulação com outras categorias do funcionalismo público e manifestações pontuais. Na véspera da paralisação, inclusive, será realizada uma mobilização no campus com panfletagem, carro de som e café da manhã – os tradicionais mingau e munguzá da resistência.

Ato em Salvador

Interessados/as em participar do ato público das UEBAs em Salvador devem entrar em contato com a secretaria da ADUSC. A previsão de ida é na noite do dia 11 de abril, com retorno na tarde do dia 12.