No último dia 25, foi realizado em São Paulo o primeiro lançamento do livro “Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie”. A obra tem como umas das organizadoras a professora da UESC Maíra Tavares Mendes, ao lado de Joana Vasconcelos (Faculdade Cásper Líbero) e Daniela Mussi (UFRJ).

Construído por 65 autores, o livro é a síntese dos debates ocorridos no Curso 100 Anos de Paulo Freire: Esperançar em Tempos de Barbárie, realizado em 2021 durante a pandemia e com o conteúdo disponível gratuitamente no Youtube.

“É um livro que reúne freireanos históricos e da nova geração: Fátima Freire, Moacir Gadotti, Carlos Rodrigues Brandão, Chico Alencar, Peter McLaren, apenas para citar alguns. Também temos o orgulho de contar com o último texto da Professora Lisete Arelaro (in memorian), que trabalhou com Paulo Freire quando ele foi Secretário de Educação na gestão de Luiza Erundina em São Paulo. Além disso, conta com registros de experiências de educação popular conduzida pela Rede e Universidade Emancipa e outros movimentos de educação popular, como o MST. Destaco ainda o belo texto de Nathalie Pavelic que trata de como Freire  foi (re)lido na experiência educativa dos Tupinambá da Serra do Padeiro”, conta a docente Maíra.

O lançamento em São Paulo ocorre num contexto em que o governador propôs a mudança de uma estação de metrô que teria o nome de Paulo Freire para homenagear o bandeirante Fernão Dias.

“É lamentável que o governador proponha esta mudança, mas infelizmente é compreensível. O estímulo a uma memória que exalta a invasão, genocídio, saqueio e violação dá guarida à violência ao invés do diálogo. Este tipo de homenagem a um passado colonial tem continuidade na política armamentista que tem levado nossas escolas a se enfrentarem com uma cultura de ódio que estimula episódios tristes como o que assistimos esta semana em que um estudante atacou professoras e colegas. Precisamos retomar os ensinamentos de Freire para uma educação crítica, acolhedora e que busque subverter as desigualdades sociais”, diz a professora.

O livro pode ser adquirido na página da Editora Elefante, por R$ 80,00 somado ao valor do frete (clique aqui). Uma cópia será doada à biblioteca da UESC para que esteja disponível a estudantes e demais leitores.

A professora Maíra Mendes destaca ainda que planeja uma parceria com movimentos e educadoras/es que se inspiram em Paulo Freire para realizar um lançamento na nossa região.

Para quem quiser assistir ao lançamento realizado em São Paulo, a gravação está disponível no Youtube no canal da Livraria Tapera Taperá (acesse aqui).