No dia seguinte após o Senado Federal aprovar o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, com 75 votos a 1, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) lançaram uma nota de esclarecimento alterando as datas de aplicação do exame.

A decisão publicada na tarde desta quarta-feira (20) é resultado da forte mobilização de estudantes, jovens, entidades da educação e população em geral, que exigiam a mudança dos dias das provas, devido à desigualdade do acesso ao estudo neste período de pandemia.

O ANDES-SN, o Fórum das ADs e até a Pró-reitoria de Graduação da UESC já haviam lançado notas em defesa do adiamento do ENEM, por compreender o quão injusta seria a manutenção das datas. Milhões de estudantes das redes públicas estão sem aulas à distância e muitos não têm tecnologia ou conexão estável de internet em suas residências, diferente dos tantos que estudam na rede particular. Outros estudantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social e lutam pelos cuidados com a sua saúde e de seus familiares:
“Derrotamos Bolsonaro e Weintraub, em uma das atitudes mais injustas e cruel que este governo iria cometer. É uma vitória para toda a população”, afirmou o professor Arturo Samana, presidente da ADUSC.

Jair Bolsonaro e o Ministro da Educação Abraham Weintraub se mantiam irredutíveis em adiar as datas das provas impressas, marcadas para os dias 1º e 8 de novembro. O projeto aprovado no Senado, com apenas um voto contrário, dado por Flávio Bolsonaro, ainda iria para votação na Câmara de Deputados. Mas nesta manhã, Weintraub se reuniu com os líderes do Centrão e voltou atrás:
“Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o ENEM seja adiado de 30 a 60 dias”, disse o ministro, que ainda falou da possibilidade de enquete com os estudantes inscritos para a definição das novas datas. A nota do Inep não estabelece o novo calendário nem a forma como ele será definido.

A mobilização #AdiaEnem deve continuar, para que o exame seja aplicado somente quando houver condições normais, em que todos os estudantes possam se preparar da melhor maneira.