Nesta quarta-feira (27), professoras e professores das universidades estaduais da Bahia realizam uma paralisação unificada para denunciar e pressionar o governo do estado contra o arrocho salarial e a falta de diálogo com a categoria.

Aprovada em assembleias docentes, a mobilização também inclui um Ato Público em Salvador, marcado para às 14h na Praça da Piedade.

Durante toda a semana, a ADUSC vem informando a comunidade acadêmica e o público externo sobre a paralisação e seus motivos, com emails aos filiados, publicações no site e redes sociais do sindicato, notas na imprensa, distribuição de panfletos, carro de som e passagem em salas de aula.

Após sete anos sem nenhum tipo de correção salarial, a categoria docente recebeu um reajuste ridículo de 4% do Governo da Bahia, muito abaixo dos 50% de perdas pela inflação.

Ao longo do governo Rui Costa, foram diversos ataques ao Estatuto do Magistério, a lei que regula a carreira docente. Direitos como progressões e promoções estão parados, processos de dedicação exclusiva seguem represados e são recorrentes as decisões que desrespeitam a autonomia das universidades. Tudo isso impacta diretamente a qualidade do ensino e da educação pública no nosso estado.

Além da desvalorização da categoria, o governo ainda não cumpre sua palavra ao ignorar as tentativas de retomada da mesa de negociação permanente, um acordo assinado ao fim da greve de 2019.

Nesse sentido, educadores/as das universidades estaduais estão em luta por respeito e valorização!

#ReajusteJá