Teve início nesta terça-feira, 04, em São Paulo-SP, o 39º Congresso do ANDES-SN (Sindicato Nacional de Docentes das Instituições de Ensino Superior). Contando com a participação de 442 delegados, 166 observadores, 36 convidados, o evento já se configura como o maior congresso da história do sindicato e, como nos anos anteriores, conta com presença expressiva de diretores, diretoras e ex-diretores ADUSC (Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz).

O tema central do Congresso diz “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita” e busca, com a participação de todos/as, entender e buscar alternativas de sobrevivência para a ciência, o conhecimento e a tecnologia, que têm sofrido cada vez mais ataques por parte dos governos federal e estaduais do país.

Para o Prof. Luiz Blume, ex-diretor da ADUSC e presidente da Regional Nordeste III do ANDES, “a razão dos ataques às universidades públicas no Brasil é evidente, pois é justamente nas instituições de ensino superior que se constrói pensamento crítico e é isso que os governos tanto de Bolsonaro quanto de Rui Costa na Bahia querem destruir, desestruturar. Então, principalmente neste momento histórico, precisamos nos unir e nos questionar: como enfrentaremos tais ataques contra nossas carreiras e salários? Como barraremos suas medidas provisórias cada vez mais frequentes, voltadas contra os docentes?”, são questões que o professor e centenas de docentes querem solucionar no decorrer da semana.

Ainda segundo Blume, no total, 83 teses serão discutidas durante o encontro, sendo os principais debates voltados para análise de conjuntura, com o objetivo de, considerando o caráter dgodosvernos atuais, descobrir como podemos nos defender e “frear” ofensiva à classe trabalhadora. Com relação à situação da Bahia, que acaba de receber um duro golpe por parte do governo Rui Costa e sua Reforma Previdenciária, o diálogo aponta para maior unidade entre as organizações docentes, não só entre si, mas também com os demais servidores públicos baianos, na tentativa de minimizar os danos da PEC (Proposta de Emenda Parlamentar) nº159, recém aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia.

A ADUSC permanecerá presente até o encerramento do 39º Congresso do ANDES-SN, que se encerra no próximo sábado, 08. Maiores informações sobre encaminhamentos e discussões por meio de nossas redes sociais.

#alutacontinua #aduscpresente #movimentodocenteuesc