As Associações dos Docentes da UESC – ADUSC, da UEFS – ADUFS e da UNEB – ADUNEB, vêm a público repudiar a nota divulgada nas redes sociais, vinculando a imagem do Professor Evandro Sena Freire (UESC) a uma possível aposentadoria “milionária”.

Num momento em que as categorias docentes têm todos os seus direitos ameaçados pelos governos estadual e federal, vemos a repetição dessa velha prática carlista, renovada por Rui Costa (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido), de tentar jogar a população contra o servidor público.

Estes governos divulgam matérias populistas, divisionistas e falsas, levando a população a acreditar em notícias estapafúrdias e espetaculosas, que nos colocam como marajás, tentando descaracterizar nossa luta para assim diminuir nossos direitos.

Todos sabemos que, qualquer servidor público estadual não pode ter proventos acima ao do governador do Estado. Caso isso ocorra, o servidor tem que devolver o excedente.

No caso específico do Professor Evandro Sena Freire, em sendo esse o valor anunciado para o seu salário, isso evidentemente não se deve a qualquer ato ilícito, mas ao fato de ser um Professor na Classe de Pleno (no topo da carreira), com 35 ou mais anos de serviço público, adicionando a isso o quinquênio por tempo de serviço, o que é direito adquirido por mérito.

Além disso, por ter ocupado o cargo de Vice-Reitor e Reitor da UESC por anos, inclusive tendo sido empossado pelos governadores Jaques Wagner e Rui Costa, o prof. Evandro tem direito ao percentual acumulado pela remuneração extra, .

Se tem alguma ilegalidade ou imoralidade em qualquer procedimento, certamente ela não vem sendo cometida pelo docente, mas sim pelo governo autoritário de Rui Costa, que promove o sucateamento da educação no Estado da Bahia, subtraindo os direitos dos trabalhadores da educação.

Expressamos nossa solidariedade ao Professor Evandro Sena Freire e solicitamos à mídia – especialmente à digital – que não publiquem matérias acusatórias sem a devida checagem, como manda o código de ética do jornalismo e o compromisso com o ser humano e que é meio e fim da Comunicação Social.