A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC convida toda a comunidade acadêmica para a Roda de Conversa “Política de Cotas nas Universidades Estaduais”, marcada para essa sexta-feira (20), a partir das 10h30, na Sala de aula da UNATI (térreo do Pav. Adonias Filho, próximo à ADUSC).

O debate vai contar com a presença do Deputado Estadual Hilton Coelho (PSOL) e da Professora Flávia Alessandra Souza (DFCH), e mediação do Professor Marcelo Lins, presidente da ADUSC.

O evento ocorre em momento oportuno, dias após representantes de movimentos negros da região apontarem inconsistências na aplicação do sistema de cotas no Edital do Concurso Público da UESC para Professor/a. Em audiência com a Reitoria, as falhas foram identificadas e uma nova versão do edital foi publicada, respeitando a lei de ações afirmativas (confira aqui).

Apesar de corrigido, o caso evidenciou a necessidade de se avançar nas discussões sobre cotas nas universidades, para que haja políticas institucionais de combate à desigualdade social, garantindo o acesso de pessoas negras e trans.