Na manhã desta segunda-feira (27), a ADUSC realizou uma Assembleia Extraordinária para deliberar assuntos relacionados ao 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN.

Com início em segunda chamada, às 09h30, a assembleia ocorreu em caráter virtual. Na primeira pauta, Informes, o presidente da ADUSC Arturo Samana apresentou as últimas ações do sindicato, tais como a nota de repúdio à Secretaria de Saúde de Ilhéus, que vem demonstrando um descaso com os pacientes da Covid-19, e a solicitação do adiamento do Conselho Universitário (CONSU). Previsto anteriormente para o dia 28 de julho, a reunião deve ser remarcada para o dia 31. Arturo também convocou os docentes para a plenária unificada das categorias sobre o Ensino Remoto Emergencial, que será realizada na próxima quarta-feira (29).

No segundo ponto de pauta, o assunto foi o 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN. Após apresentação do caderno de textos, a assembleia abriu para votação o posicionamento da ADUSC, enquanto Seção Sindical. Por 19 votos, foi aprovado o Texto de Resolução (TR) – 10, o que significa que a representação da ADUSC no CONAD defenderá a prorrogação do mandato da atual Diretora Nacional pelo prazo de até 90 dias. Houve ainda 01 voto para o TR-11 e 01 abstenção.

Texto aprovado pela assembleia:

TR-10

O 8º CONAD Extraordinário, ad referendum do próximo CONGRESSO, delibera:

1- Pela prorrogação do mandato da atual Diretoria Nacional (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis por mais até 90 dias;

2- Que a Comissão Eleitoral Central (CEC) será responsável por refazer o regimento e o calendário eleitoral, tão logo seja possível a realização de eleições sindicais, a partir do diálogo com as duas chapas concorrentes ao pleito;

3- Que a Diretoria Nacional do ANDES-SN convoque um CONAD Extraordinário, até setembro de 2020, para deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitoral recomposto e aprovado pela Comissão Eleitoral Central (CEC).

Em seguida, entrou em votação a composição dos nomes que representarão a ADUSC no CONAD. Com indicação única, foram eleitos por unanimidade o professor Arturo Samana como delegado, Carlos Vitório como suplente/observador e Zoêmia Sampaio como observadora.

O 8º CONAD está marcado para os dias 30 e 31 de julho, e tem como temas: I – Conjuntura e Movimento Docente; e II – Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional Biênio 2018/2020.

Confira abaixo a proposta de programação:

Quinta-feira (30/07)

8h às 9h30 – Confirmação de Credenciamento virtual e acesso a sala virtual

9h30 às 12h30 – Plenária de Abertura

Plenária de Instalação

• Aprovação do Regimento

• Aprovação do Cronograma e Pauta

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h – Acesso a sala virtual da plenária

14h às 18h – Plenária do Tema I – Conjuntura e Movimento Docente

Sexta-feira (31/07)

8h30 às 9h – Acesso a sala virtual da plenária

9h às 12h – Plenária do Tema II – Questões organizativas – Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional Biênio 2018-2020

12h às 13h – Plenária de encerramento