Em assembleia docente realizada na manhã desta quinta-feira (31), a Diretoria da ADUSC apresentou à categoria seu novo assessor jurídico, o advogado Erick Menezes. Formado em Direito pela UESC, Erick é professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e assessor jurídico da ADUSB.

Marcelo Lins, presidente da ADUSC, deu as boas-vindas ao advogado e ressaltou sua relação com a categoria:

“Erick vem fazendo um ótimo trabalho na ADUSB, além de ter bastante proximidade com as nossas pautas por também ser professor universitário. Num momento em que somos obrigados a brigar na justiça por direitos já estabelecidos, acreditamos que sua experiência na área trará grandes vitórias para o nosso sindicato”, disse.

A plenária aproveitou a presença de Erick Menezes para tirar dúvidas. Sobre os processos em andamento, o advogado explicou como deve funcionar a transição:

“Em conjunto com a diretoria, vamos organizar toda parte operacional para atender o mais rápido possível às professoras e aos professores. Muitos processos já estão em fase de precatório. Outros se encontram em estágios anteriores. Farei um levantamento para avaliar como dar continuidade”.

A diretoria informou ainda que os horários do plantão jurídico serão divulgados em breve, bem como novas chamadas para ações.

Reunião com o governo

Além da discussão sobre as questões jurídicas, a diretoria também fez um repasse da agenda política do sindicato. Após reuniões e peregrinações na ALBA, o movimento docente através do Fórum das ADs tem uma nova reunião com o governo marcada para segunda-feira (04), em Salvador.

A última reunião ocorreu no dia 20 de julho, quando foram discutidos o bloqueio dos processos de mudança para o regime de Dedicação Exclusiva, o direito à concessão do adicional de insalubridade e o transporte de docentes. Na ocasião, entretanto, o governo se mostrou intransigente e não houve avanço.

Para a próxima semana, a expectativa é que outros pontos da pauta sejam debatidos e que seja apresentado o novo decreto sobre o adicional de insalubridade.