No último domingo (31), famílias do Assentamento Fabio Henrique, em Prado (BA), foram surpreendidas pela chegada de mais de 20 homens encapuzados e fortemente armados. Segundo as testemunhas, o grupo atirou em direção aos trabalhadores e trabalhadoras, organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estavam reunidos em uma assembleia.

Algumas pessoas foram feitas de reféns com armas de fogo apontadas para a cabeça. Os homens exigiram que as pessoas localizassem as e os dirigentes locais do MST. Os criminosos também atearam fogo em dois ônibus, depredaram casas e atiraram em três veículos de passeio.

Durante a ação criminosa, trabalhadoras e trabalhadores foram perseguidos e tiveram que fugir em direção a uma plantação de eucalipto, localizada próxima ao assentamento. Alguns indivíduos que participaram do atentado foram identificados pelas famílias.

Para a Direção Nacional do MST, “o atentado faz parte de uma ação coordenada, com apoio de grupos bolsonaristas a nível local e nacional, que financiam e recrutam milicianos, com objetivo específico de atacar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”.

Conforme as agriculturas e os agricultores, os indivíduos frequentam o Casarão Brasil, um espaço de articulação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, localizado no município vizinho, Teixeira de Freitas, a cerca de 80 Km de distância de Prado. O grupo conta com um site e páginas nas redes sociais que divulgam materiais em apoio a Bolsonaro. 

O MST entrou em contato com Secretaria de Segurança Publica da Bahia, que reforçou o policiamento no assentamento e acompanhará o caso. Um Boletim de Ocorrência também foi registrado.
 
* Com informações do MST. Fotos: MST Bahia
Via: ANDES-SN.