O II Forró do Abraço vai contar com uma deliciosa novidade para animar ainda mais o São João de servidoras e servidores da UESC. Nesta edição, o público presente vai poder degustar a cerveja artesanal produzida pela Microcervejaria da universidade.

A iniciativa surge da parceria entre as entidades organizadoras do Forró (ADUSC, AFUSC, UESCOOP e CDRH) e o Programa de Agroindústria, coordenado pelo Professor Antônio Fábio Reis Figueiredo. Para o docente, é de suma importância esse tipo de cooperação dentro da universidade:

“A gente acredita que os setores têm de estar unidos, trabalhando em conjunto pelo crescimento da nossa instituição. Nesse II Forró do Abraço, vamos colaborar com a produção de uma cerveja do tipo pilsen para que seja degustada durante o evento”.

Prof. Figueiredo conta que o apoio a eventos contribui com o exercício das atividades da Agroindústria:

“Nós temos uma dificuldade no nosso setor, que é a aquisição de insumos. Geralmente nas nossas parcerias os produtores trazem a matéria-prima e a gente processa. No caso do forró, a organização adquiriu os insumos necessários e faremos a produção da cerveja”.

Figueiredo também explica a escolha do tipo da cerveja que estará disponível no evento:

“A cerveja pilsen é bem leve, bem próxima dessas que são comercializadas em grande escala no mercado, exatamente para ter uma excelente aceitação do nosso consumidor. A gente espera que a cerveja esteja agradável ao paladar e que a turma goste e se divirta bastante”.

A microcervejaria da UESC foi inaugurada em julho de 2016, sendo fruto de projetos de pesquisas financiados pela FAPESB. Vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), o laboratório tem capacidade de produzir de 700 a 1000 litros por mês.

Além da microcervejaria, a Agroindústria é responsável por uma série de atividades dentro e fora da universidade:

“É um setor que dá suporte aos cursos de graduação na parte de ensino, aos produtores rurais da região na parte de extensão, assim como projetos de pós-graduação na parte de pesquisa”, ressalta o professor.

Coordenador da Agroindústria desde 2006, Antônio Figueiredo destaca ainda a realização de ações voltadas para a comunidade, como cursos e assistência continuada para agricultores familiares e assentados:

“A Agroindústria tem como missão transferir as tecnologias que desenvolvemos na universidade para a comunidade. O objetivo é fazer esse elo para que os produtores venham a melhorar suas condições. Podemos citar o Assentamento Frei Vantuy, nosso parceiro, com o qual trabalhamos principalmente com frutas desidratadas. Também trabalhamos com a Associação de Produtores e Trabalhadores do Rio Cachoeira e com a Associação de Moradores e Agricultores do Rio do Engenho”.

O programa também é um potencializador na formação de estudantes:

“Temos várias experiências exitosas. Alunos atuando em grandes empresas, prestando assistência técnica, ministrando cursos… São multiplicadores, atuando diretamente no campo, muitas vezes onde nós não podemos alcançar”, pontua o docente.

Por fim, o coordenador Antônio Figueiredo convida sindicalizados(as) da ADUSC, da AFUSC e cooperados(as) da UESCOOP para o II Forró do Abraço, marcado para o dia 7 de julho, às 15h, no CEU:

“Estamos apoiando o evento e preparando uma cerveja deliciosa para vocês. Não percam!”.