Em plenária na última quarta-feira (14), o Fórum Ampliado do Funcionalismo Público Baiano definiu ações de luta unificada para as próximas semanas. A agenda inclui um bloco conjunto no tradicional Cortejo do 2 de Julho, com faixas e cartazes pela abertura imediata da mesa de negociação.

O encontro contou com participação da ADUSC e demais associações docentes das Universidades Estaduais da Bahia.

Além da atividade no cortejo, o Fórum discutiu sobre uma paralisação geral do funcionalismo público, com data a ser definida, e indicou a realização de um seminário sobre a valorização dos(as) servidores(as) baianos(as). O evento ficou marcado para os dias 28 e 29 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae-BA), em Salvador. Entre os temas, serão discutidos os desafios da luta sindical, a reforma administrativa, contas públicas e outros.

O movimento reivindica a abertura da mesa de negociação permanente, reposição das perdas salariais acumuladas desde 2015, respeito aos direitos e às carreiras, e um reajuste salarial digno.

“A reunião apontou a importância da unidade no combate aos ataques do Governo da Bahia. Entendemos que faz parte do nosso papel fortalecer essa luta em defesa dos direitos e pela recomposição das perdas salariais”, destaca o professor Marcelo Lins, presidente da ADUSC.