Na manhã desta quinta-feira (15), a ADUSC participou do Ato Toré, ritual em Memória e Homenagem ao Cacique Val Tupinambá, do Acuípe de Baixo, falecido no dia 8 de junho. O ato foi realizado no CEU e contou com a presença de professores(as), estudantes e técnicos(as) da UESC.

Cacique Val atuava na linha de frente pela demarcação de terras indígenas. Como educador, realizou diversas atividades em parceria com a UESC e escolas da região. Em agosto deste ano, defenderia sua dissertação de Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB).

A homenagem realizada nesta quinta foi mediada pelo Professor Doutor Casé Angatu, indígena de Olivença e membro do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH/UESC), com participação da ADUSC e do Teatro Popular de Ilhéus.

“A luta de Val não foi em vão. Val foi um guerreiro e sempre será entre os encantados. Estamos aqui para reafirmar a sua luta. Cacique Val, presente!”, disse a professora Nane Albuquerque, vice-presidenta da ADUSC.

Na atividade, também foi destacada a luta contra o Marco Temporal, projeto que ameaça a vida dos povos indígenas no Brasil. Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto aguarda votação no Senado Federal.

Fotos: Pablo Brandão / ASCOM ADUSC