Após a pressão do Fórum das ADs para a resolução definitiva do pagamento regular dos salários dos professores no mês de junho, ocorreu, nesta terça-feira (3), uma reunião entre as Associações Docentes e representantes do governo sobre o assunto. Estiveram presentes o assessor jurídico da Aduneb, Victor Fonseca, e representantes do governo: os secretários Jerônimo Rodrigues (SEC), Edelvino Góes (Saeb), e Cibele Nascimento (Serin). Os assessores Mary Cláudia (Serin), Marcius Gomes (Sec) e Robson Carvalho (Saeb) também participaram da reunião.
Na oportunidade, os representantes do Fórum das ADs colocaram a problemática do descumprimento do acordo sobre a questão do salário no mês de junho, que tinha previsão de pagamento integral até o dia 29. Cibele Nascimento, secretária de Relações Institucionais, justificou que o ocorrido não foi uma ação intencional, que se tratou de problemas no sistema RH Bahia.
Em resposta às reclamações do Fórum, o governo assumiu o compromisso de emitir, ate o dia 12 de Julho, nova folha suplementar para resolver as questões pendentes. Dessa forma, ficou definido que as Gerências de Recursos Humanos (GRHs) das universidades devem enviar, até sexta-feira (5), para a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), os nomes e problemas ocorridos nos contracheques do mês de junho. Assim, as Associações Docentes orientam que os professores, urgentemente, apresentem todas as inconsistências de pagamentos de junho aos GRHs das universidades até o final desta semana.
Na avaliação do Fórum, a reunião foi convocada em um tempo hábil importante, contudo é preciso que os problemas sejam imediatamente resolvidos e não se repitam no pagamento do salário do mês julho. “Por mais que a justificativa seja um problema no sistema, ele é alimentado por pessoas. Ou seja, o problema está na gestão do sistema. Portanto, a partir do momento que ficou decidido o pagamento de junho no mês de junho, esse problema não deveria ter ocorrido. É neste sentido que, mesmo sem ter a intenção deliberada por parte do governo, falamos em descumprimento do acordo”, demarcou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.
A reunião tratou, ainda, do Projeto de Lei das 900 promoções docentes. De acordo com o governo, o projeto já foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia e deve entrar em votação na primeira sessão após o recesso da casa, no dia 6 de agosto de 2019. A garantia foi dada pelo próprio presidente da Alba, o deputado Nelson Leal.
A próxima reunião do Fórum das ADs e o governo para a mesa de negociação permanente ocorrerá no dia 10 de julho, a partir das 14h, na Secretaria de Relações Institucionais.