Na manhã desta quinta-feira (04), os e as docentes da UESC realizaram duas rodadas de assembleias. Na primeira, ordinária, os docentes elegeram os representantes da ADUSC para o 64º Conselho do ANDES-SN (CONAD), que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de Julho, em Brasília – DF. A assembleia elegeu como representante titular o vice-presidente da ADUSC, Arturo Samana, e como suplente o presidente, José Luiz de França. O 64º CONAD terá como tema “Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas”.

Saiba mais sobre o 64º CONAD AQUI

Já a segunda assembleia, extraordinária, teve como pauta principal a mesa de negociação permanente conquistada com a greve, e o cumprimento dos termos referente ao pagamento de salário. Ações políticas, jurídicas e administrativas também foram discutidas, afim de combater os prejuízos causados pelo novo sistema RH da Bahia.

Sobre a negociação permanente, os docentes reafirmaram a necessidade de pressionar o governo a cumprir a liminar referente a alteração do Artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior. A existência de docentes em exercício de cargo sem o pagamento do adicional foi outro ponto apontado como necessário de ser pautado. Sobre a regulamentação salarial, a categoria foi orientada a registrar os problemas presentes nos contracheques, frente ao setor de pessoal da universidade, através de protocolo, para garantir provas da ação.

A articulação com outras categorias de servidores do estado, para elaboração de uma ampla campanha política contra os desrespeitos trabalhistas causados pelo novo sistema RH  também  foi aprovada. A medida partiu da compreensão que existem problemas no RH Bahia que são anteriores à greve e que atingem diversas categorias do serviço público, tornando essa articulação necessária.

Para garantir a execução dos encaminhamentos, foi deliberado que a diretoria convide o Comando de Mobilização interno (formado a partir do extinto comando de greve), para traçar um plano de ação. Um Grupo de Trabalho (GT) Jurídico também foi formado, afim de acompanhar os trabalhos da assessoria jurídica da ADUSC.