Os DCEs das Universidades Estaduais da Bahia lançaram uma nota em que denunciam o descumprimento de acordo do governo Rui Costa (PT) com as e os estudantes. Confira:

Governo Rui Costa, mais uma vez, abandona os estudantes

Os DCEs das Universidades Estaduais da Bahia, vem batalhando para que o governo não suspenda nenhum benefício estudantil durante a pandemia do covid-19, que agravou a situação de vulnerabilidade social de muitos estudantes. No início da pandemia, dia 19 de março, tivemos uma reunião com o secretário de Educação, O professor Jerônimo Rodrigues, o qual firmou um compromisso que nenhuma bolsa seria suspensa. Infelizmente, o secretário não garantiu com sua palavra!

Hoje, fomos surpreendido com a notificação de que somente a categoria “Moradia”, do programa “Mais Futuro”, receberá a pagamento agora em dezembro, com muito atraso, diga-se de passagem, retirando milhares de estudantes, da categoria “Básico” da lista de pagamento!

É um completo absurdo, o secretário Jerônimo Rodrigues, precisa garantir o compromisso firmado, muito além disso, o governo de Rui Costa precisa compreender a situação que estamos passando! A pandemia segue aprofundando a grave situação social e econômica dos nossos estudantes, muitos, tem apenas essa bolsa como fonte de renda, essa escolha do governo da Bahia só reforça o descaso com a educação e a vida dos estudantes!

Vamos procurar todas as formas de pressionar, infelizmente a pandemia e a necessidade do distanciamento social, não nos permite convocar um ato na SEC. Seria necessário e urgente. É preciso garantir o pagamento de todas as bolsas, durante toda a pandemia, que infelizmente, não acabou e não há previsão de acabar, pois o governo da morte de Bolsonaro não tem qualquer compromisso com a vida, e infelizmente, Rui Costa não é um aliado na luta pela vida!