As ruas e praças de Ilhéus e Itabuna foram palco de luta e resistência neste fim de semana. Seguindo o calendário nacional de mobilização, no sábado, dia 20 de outubro, mulheres lideraram atos nas duas cidades, com palavras de ordem, cartazes e atrações culturais contra o ódio e violência, e pelo respeito à diversidade. No domingo, dia 21, uma aula pública intitulada “Democracia na Beira” foi realizada pela Frente em defesa da Democracia e contra o Fascismo, em Itabuna. Com a participação da artista, poeta, e docente da UNEB, Daniela Galdino, a servidora pública e mestre em Historia pela UNEB, Michele Mansur, e o docente da UFSB Sandro Ferreira, a aula pública pautou principalmente os riscos de uma campanha presidencial baseada em mentira e incentivo ao ódio.

Já nesta segunda-feira (22), a mobilização ocorreu na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com debate sobre o tema “Ciência e Democracia”. Na oportunidade, Gesil Sampaio, docente da universidade, fez uma explanação sobre a possibilidade de retrocesso na pesquisa desenvolvida nas instituições públicas, a partir da análise das políticas propostas pelos presidenciáveis. Para o presidente da ADUSC,  José Luiz de França, é preciso alertar a sociedade que, quando se fala de ameaça à democracia, é mais complexo do que se pensar direitos sociais básicos. “Políticas públicas estruturais como educação e pesquisa estão diretamente envolvidas nesse processo e, um candidato que apoiou o congelamento do financiamento desses serviços, além de defender em seu programa a privatização dos mesmos, coloca sob ameaça a existência da universidade pública”, enfatiza França.

Outras atividades estão prevista para esta semana, e serão divulgadas nos veículos de comunicação da ADUSC, conforme deliberação de assembleia. Interessados também podem acessar com mais detalhes as ações da Frente em defesa da Democracia, através da página na rede social disponível AQUI.

Fotos: Frente em Defesa da Democracia