Diante dos diversos e-mails ameaçadores enviados a setores da UESC, a ADUSC, AFUSC e DCE Livre Carlos Marighella se reuniram na manhã desta quarta-feira (22) com a Reitoria da Universidade para tomarmos conhecimento sobre os encaminhamentos que estão sendo realizados pela instituição para identificar os autores das ameaças e proteger a comunidade acadêmica.

Fomos informados pela Reitoria que as providências começaram a ser tomadas desde a quinta-feira passada (data do primeiro e-mail), com a UESC acionando os setores responsáveis para o monitoramento e investigação, inclusive as forças de segurança, visando garantir a segurança no Campus.

Por isso – e diante da viralização das mensagens e do temor nas redes sociais – fazemos este esclarecimento e pedimos à nossa categoria e à comunidade acadêmica como um todo, que fiquem atentas às informações oficiais, que não se baseiem em informações suspeitas e que não contribuam de nenhuma forma para a disseminação do terror, que é o objetivo desse tipo de ação.

A ADUSC estará acompanhando a situação com atenção e informará qualquer novidade na mesma hora que a receber.

Ressaltamos que esta é mais uma tentativa de ataque de grupos fascistas às universidades públicas, na intenção de nos intimidar e impedir o desenvolvimento de projetos que beneficiam a democracia e o crescimento da igualdade social. Esses grupos, embora retirados do poder pelas forças progressistas e de esquerda, ainda existem e não perdem chance de demonstrar sua face terrorista. Não aceitam o clima democrático e os espaços plurais, onde as pessoas possam sonhar, crescer, serem livres e desenvolver suas potencialidades intelectuais, culturais e afetivas, como ocorre na UESC. Mas não conseguirão! Estamos sempre na resistência e lutaremos para detê-los.

Fascistas não passarão!

Ilhéus-BA, 22 de novembro de 2023

Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC